Sobre as Eleições Italianas

O voto no exterior é um direito de todo o cidadão italiano nascido ou não na Itália, que tenha completado 18 anos.

Você que é um cidadão residente fora do território italiano e que estiver  inscrito ao AIRE – Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior – pode exercer seu direito ao voto e eleger seu representante para a Câmara dos Deputados e para o Senado.

Nos termos da Lei 459/2001, conhecida como Lei Tremaglia, conforme nome do seu criador e propositor, e do Regulamento de Execução DPR 104/2003, todo cidadão italiano que residir no exterior pode votar nas eleições italianas para eleger seus representantes para a Câmara dos Deputados e o Senado, bem como para Referendum.
O voto no exterior somente não é previsto para eleições do Conselho Regional, Municipal e Provincial.

O número de deputados e senadores que são eleitos para cada uma das repartições é proporcional a quantidade de italianos residentes naqueles países.

No total são 4 repartições:
– Europa e territórios asiáticos da Federação da Rússia e Turquia;
– América Meridional;
– América Setentrional e Central;
– África, Ásia, Oceania e Antártica.

São eleitos um total de 18 parlamentares, sendo 12 deputados e seis senadores. Para a América do Sul são 4 deputados e 2 senadores.

No primeiro semestre de 2018 teremos novas eleições italianas para eleger seus deputados e senadores.

Como já mencionado, os italianos residentes no exterior e inscritos no AIRE também tem o direito de votar. O voto é por correspondência.

Saiba mais sobre como eleger seu representante COMO VOTAR

O Consulado Italiano no qual você está registrado, enviará para a sua residência toda a documentação necessária para votar nos novos integrantes do Parlamento Italiano (Senador e Deputado).

Quando for convocado, não deixe de participar, pois será o momento de mostrar para a Itália a força e a grandeza dos milhões de italianos e descendentes que vivem na América do Sul, que é a maior comunidade italiana do mundo!

Não deixe de votar e exercer o seu direito de cidadão italiano!

O VOTO
Para votar para Deputado, utilize a cédula eleitoral “Camera dei Deputati” que virá dentro do envelope enviado pelo Consulado. Para expressar sua preferência, primeiramente, marque um X sobre o logotipo do partido e, em seguida, escreva ao lado, bem legível, o sobrenome de seu candidato: FANGANIELLO MAIEROVITCH