É Ferragosto!

No dia 15 de agosto, é feriado em toda a Itália. Está tudo fechado, inclusive, nem o sorteio da SuperLoto que ia rolar, foi transferido. Férias geral para todos, pois é dia de Ferragosto! Mas o que significa Ferragosto? Qual é a sua origem?

O termo “Ferragosto” deriva do latim FERIAE AUGUSTI, dias festivos criados pelo Imperador Augusto que aconteciam no mês de agosto, quando eram suspensas todas as atividades lavorativas e o costume daquela época era dar alegria e presentear um aos outros.

Ferragosto, não era uma festa limitada ao dia 15 de agosto, mas durava todo o mês, a partir de quando o primeiro imperador romano instituiu as FERIAE AUGUSTI, isto é, as festas em homenagem a Augusto.

Esta festa está coligada as férias que eram celebradas na Roma antiga: no dia primeiro de agosto eram feitas as colheitas, em homenagem ao Deus Conso (do latim “Concedere”) , protetor da agricultura.

No dia 13 de agosto acontecia uma outra festa religiosa importante para os romanos: a festa da Deusa Diana, a Deusa da vida dos bosques, das fases lunares e da maternidade. Todos podiam participarem da festa, patrões e empregados, sem distinção de classe social. Nessa ocasião, os trabalhadores davam “auguri” aos seus padrões e recebiam gorjetas em trocas.

A festa do mês de agosto, como outras que aconteciam no mesmo período, na verdade representam o momento em que o verão está terminando e o final da colheita. Nessas festas, os antigos romanos utilizavam o fogo como fonte de purificação. Por esse motivo, ainda hoje, na vigília de Ferragosto as pessoas acendem fogueiras nas praias para combaterem as forças do mal e retardar a chegada da nova estação. Nessa cerimônia, a água tem um papel muito importante também, pois è muito comum o banho da meia noite no mar, da mesma forma que fazemos no Brasil na noite do dia 31 de dezembro.

No mesmo período, aconteciam diversas outras festas em homenagem a outras divindades que eram sempre ligadas a prosperidade e fertilidade da natureza e da mulher.

Atualmente, no dia 15 de agosto, é celebrado a festa de Ascensão da Virgem Maria, a “festa della Madonna” que foi estabelecida pelo Papa Nicolò I eleito no ano de 858 e morto em 867.

Fonte: Notícias da Bota

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here